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Como gerir o teu tempo no trabalho de forma eficaz – 5 dicas simples

Toda a gente já passou, de uma maneira ou de outra, por alguma situação, em que não teve tempo suficiente para concretizar os seus planos a horas ou por não conseguir equilibrar a sua vida pessoal e profissional. Isto só nos pode trazer frustração, stress e poucas horas de sono.

A verdade é que o dia tem 24 horas para toda a gente, mas há sempre quem consiga aproveitar melhor cada minuto e, no fundo, tratar o seu tempo com respeito.

Se te sentes stressada por não conseguires gerir o teu tempo da melhor maneira, não desesperes. A gestão do tempo é treinável e poderás sempre melhorá-la com a prática.

Por isso, partilho contigo 5 dicas que te vão ajudar a equilibrar o teu estilo de vida e a tua produtividade.

1. Planeia um agendamento de todas as tuas tarefas diárias, por mais pequenas que sejam, com hora de início e de fim.

O planeamento terá de ser feito na véspera, idealmente antes de saíres do trabalho, para que comeces sempre o teu dia já com tudo definido. Utiliza uma app, um planner ou um calendário online com lembretes para te ajudar a manteres-te focada no decorrer do teu dia.

2. Prioriza as tarefas mais importantes logo pela manhã.

Depois de agendares e organizares as tuas tarefas diárias, não te esqueças de priorizares aquelas tarefas que são mais difíceis e exigem uma maior atenção da tua parte. Essas tarefas devem ser feitas logo pela manhã, para que assim fiques com o resto do dia destinado às tarefas menos importantes. Assim, vais saber onde focar o teu tempo, não te irás dispersar e estás a garantir que vais dar essas tarefas por terminadas.

3. Faz pequenas pausas frequentemente.

Parar frequentemente ao longo do dia é essencial para gerirmos melhor o tempo e termos mais produtividade. O nosso cérebro tem apenas a capacidade de se concentrar num máximo de 90 minutos de cada vez. Por isso, fazer pausas de vez em quando é crucial para que tenhas mais produtividade e aproveites o teu tempo da melhor maneira. Levanta-te da tua secretária, vai à janela, medita, faz alongamentos… Enfim, faz algo que te ajude a desanuviar e a te focares mais naquilo que tens para fazer.

4. Elimina distrações.

É muito comum acontecerem inúmeras distrações que nos tiram o foco do nosso trabalho, como as redes sociais, as chamadas desnecessárias e o email. Então terás de identificar o que mais te distrai e tomar as medidas necessárias para as eliminar. O que poderás fazer será por exemplo, fechar todas as janelas no computador que não estás a utilizar; desligar todas as notificações; pôr o telemóvel no silêncio; e avisar toda a gente que estás a fazer algo importante e que não podes ser interrompida. Vais ver que assim, terás um dia de trabalho muito mais eficiente.

5. Habitua-te a dizer não.

Se estás com muito trabalho para fazer e vêm pedir-te ajuda para um projeto paralelo ou atribuem-te mais tarefas urgentes em cima daquelas que já tens, então terás de dizer não. Sei que é difícil, mas é necessário para que mantenhas a tua sanidade mental! Percebe se tens margem de manobra para acudir os fogos dos outros e se não tiveres, recusa educadamente, dizendo que de momento não tens qualquer tempo livre para essas tarefas. Oferece uma alternativa, dizendo que outra pessoa poderá estar mais apta a ajudar ou que quando acabares o que estás a fazer, terás todo o gosto em ajudar.

Gostava muito de conhecer o teu sentir sobre este tema e que desafios enfrentas quando precisas de gerir o teu tempo no teu dia-a-dia. Partilha comigo nos comentários!

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