fbpx

Dicas para gerires um conflito

Os conflitos fazem parte da nossa vida e é perfeitamente natural surgirem, pois cada um de nós vê a a realidade de forma diferente. É claro que o facto de haver conflitos não é agradável, mas fugires a eles não é forma de os resolver porque dessa maneira, terás de lidar internamente com esse conflito e este poderá até agravar-se com o tempo, como uma bola de neve.

Existem inúmeros tipos de conflitos, desde conflitos na nossa vida pessoal e familiar, até conflitos na nossa vida profissional. Neste último cenário, os conflitos surgem frequentemente e impedem-nos de atingir os objetivos que delineámos para a nossa carreira. Assim, chegar a uma resolução que sirva a ambas as partes, é de extrema importância para estares mais motivada e teres paz dentro de ti e à tua volta.

Então o que podemos fazer nessas situações?



1. Identifica porque o conflito surgiu.

Um conflito não pode ser resolvido se não o entendermos primeiro. Logo, terás de perceber as causas e o porquê do outro estar a manifestar a sua posição e também o porquê da tua posição. Analisa bem para ambas as partes, quais os interesses envolvidos, pois só assim poderás começar a vislumbrar uma solução para o conflito.



2. Gere bem as tuas emoções para que consigas passar para um estado mais favorável ao diálogo.

Se estiveres num estado emocional alterado, dificilmente poderás chegar a um consenso com a outra parte. Tem consciência do teu estado emocional (está atenta ao teu corpo e verifica se está tenso ou relaxado) e regula as tuas emoções para fiques mais serena (faz caminhadas ou conversa com alguém).



3. Pratica a escuta ativa.

Muitas vezes, os conflitos perduram no tempo porque ambas as partes se recusam a ouvir uma a outra. Experimenta estar a ouvir as preocupações do outro por uns momentos, tentando compreender a sua situação e dando feedback acerca da forma como te sentes. Se mesmo assim, não chegarem a acordo, pede ajuda a alguém que tenha uma posição neutra e que vos ajude a chegar a uma solução que seja benéfica para ambas as partes.

Costumas ver-te envolvida em conflitos? Como os costumas resolver? Diz-me nos comentários quais os teus desafios!

Deixe um comentário

Categorias
Close Menu