
A influência das 5 emoções básicas na gestão do tempo
Certamente já deves ter ouvido várias vezes como a gestão do tempo é importante. Eu própria já abordei a sua grande relevância aqui neste blog. Poderás ver neste artigo várias dicas que partilho contigo.
Na realidade, a gestão do tempo serve para trabalhares de uma forma mais eficiente e para melhorares a tua produtividade, não só no trabalho, mas na tua vida no geral. Caso contrário, vais confrontar-te com stress, falta de foco e cansaço.
Os seus benefícios vão desde a diminuição da procrastinação, até à promoção da saúde física, mental e emocional, passando pelo aumento de tempo de qualidade que podes utilizar para cuidares mais de ti própria.
Mas às vezes, há obstáculos que se opõem a uma boa gestão do tempo. Muitas vezes, o obstáculo poderá ser a maneira como gerimos as nossas emoções!
Hoje vou partilhar contigo alguns truques para que seja mais fácil para ti gerires o teu tempo, sempre que se manifestem em ti algumas das cinco emoções básicas.
1. Medo
Quando tens medo de falhar em algo, isso vai fazer com que estejas constantemente a adiar tarefas importantes.
> Usa o medo a teu favor e prepara-te pouco a pouco para o que queres concretizar. Por exemplo, se tens medo de dar uma palestra, prepara-te um pouco todos os dias, treinando com familiares ou amigos.
2. Raiva
A raiva quando é mal gerida pode gerar confusão mental, e como tal, falta de clareza na tua gestão do tempo.
> Para que tenhas mais clareza, substitui os teus objetivos gerais por objetivos específicos. Por exemplo, se tiveres um trabalho para entregar, define quais as etapas que tens de percorrer, até chegares ao objetivo principal (entrega do trabalho).
3. Aversão
Às vezes temos aversão a uma tarefa e não a queremos fazer por ser demasiado difícil.
> Se sentes esta emoção em relação a alguma tarefa, então terás de a priorizar! Adiá-la só vai agravar as coisas, logo esta terá de ser feita em primeiro lugar para que tires esse peso de cima de ti!
4. Alegria
Esta emoção aumenta a criatividade e capacidade de foco, mas quando é em excesso, ficamos menos racionais e o teu foco acaba por se dissipar.
> Cria lista de tarefas diárias, logo quando começas o teu dia de trabalho ou no dia anterior ao fim do dia, para que não percas o foco e estejas sempre orientada.
5. Tristeza
Neste estado emocional, ficamos com menos energia. Poderá surgir desmotivação e a falta de vontade de concretizar objetivos.
> Compromete-te com um parceiro de responsabilização. Partilha com ele ou ela os teus objetivos. Assim terás um apoio que te irá permitir motivar na gestão das tuas tarefas.
Sentes que as tuas emoções atrapalham a gestão do teu tempo e o alcance dos teus objetivos? Conta-me nos comentários!
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