fbpx

3 passos para iniciares a tua jornada de autoconhecimento

“Conhece-te a ti mesmo!”. Já o filósofo grego Sócrates o dizia! O autoconhecimento é de extrema importância para o nosso desenvolvimento pessoal, emocional e espiritual. É o que nos vai permitir reconhecer certos padrões de comportamento de que não temos consciência e leva-nos a perceber como podemos tirar partido dos nossos dons e talentos, usá-los a nosso favor e construir a nossa melhor versão!

Se não tivermos em conta o autoconhecimento na nossa vida, acabamos por viver em piloto automático, completamente alheadas do que se passa à nossa volta, e principalmente, do que se passa dentro de nós, inconscientes do nosso poder e capacidades.

Mas como podes começar este caminho de autoconhecimento tão essencial para o nosso bem-estar?

1. Todos os dias, permite-te parar por uns momentos e perceber como te estás a sentir.

Faz questão de estar sozinha por uns minutos sem distrações e sente a tua respiração. Tomar consciência das nossas emoções é o primeiro passo para nos conhecermos a nós mesmas, possibilitando-nos tomar melhores decisões, ter mais foco e produtividade e gerir os nossos relacionamentos de uma forma mais autêntica.


2. Mantém um ritual diário em que escreves tudo aquilo que te preocupa e o que estás a sentir.

Esta técnica, que poderá servir de complemento à dica anterior, é designada por journaling e é muito útil para organizares os teus pensamentos e tirares conclusões. Também te ajudará a perceberes o que é mesmo importante para ti e o que realmente queres na vida.


3. Pergunta a pessoas próximas de ti, como te veem a ti mesma.

Às vezes, outras pessoas têm mais facilidade em ver quais as nossas características, do que nós próprias. Por isso, sempre que tiveres oportunidade, pergunta a pessoas da tua família, amigos, conhecidos ou colegas, quais as tuas qualidades, forças, fraquezas, dons e talentos. Quanto mais pessoas te derem o seu feedback, melhor! Contudo, nunca te esqueças que o teu sentir é o mais importante de todos!

Como consideras que está o teu nível de autoconhecimento? Afinal de contas, é um trabalho para a vida inteira! Partilha comigo os teus pensamentos!

Deixe um comentário

Categorias
Close Menu