
Como ter mais energia no trabalho em 3 passos
Lutas para ter mais energia ao longo do dia? Existem alturas do dia, principalmente depois do almoço, em que a nossa energia cai a pique e a nossa produtividade fica afetada Se esse é o teu caso, tenho para ti algumas dicas que te irão ajudar a impulsionar a tua energia.
A falta de energia no trabalho prejudica não só o teu desempenho, mas também as tuas relações profissionais, com os teus chefes, colegas ou clientes, porque assim não vais conseguir conectar-te verdadeiramente com eles.
Terás de te tornar consciente dos teus níveis de energia e de como os podes gerir de uma forma mais eficiente. Essa consciência terá de ser trabalhada a 3 níveis: o nível físico, o mental e o emocional.
Por isso, partilho aqui 3 passos que deves ter em conta quando precisas de gerir os teus níveis de energia.
1. Cuida do teu corpo.
Tem sempre à mão snacks saudáveis, como por exemplo, frutos secos e sementes, evitando os doces, porque só te vão diminuir os níveis de energia. E não te esqueças de te manteres hidratada, porque a desidratação é uma das causas principais da fatiga. Por isso, mantém sempre a água perto de ti!
Também seria importante tirar algum tempo do teu dia para te exercitares, porque ficar muito tempo à frente da secretária é contraprodutivo. Podes, por exemplo, andar um pouco a seguir ao almoço, em vez de saltares logo para a secretária depois de comer.
2. Cuida das tuas emoções.
Não desperdices a tua energia em emoções negativas, como a raiva, ressentimentos, medo ou culpa. Em vez disso, liberta-as de forma saudável, através do desporto, hobbies ou desabafando com amigos.
Também deves ter em atenção se estás a acumular stress e se isso está a prejudicar a tua saúde e energia. Segue os passos que te indico neste artigo de modo a que consigas gerir melhor a tua ansiedade.
3. Cuida da tua mente.
Se te estás a sentir assoberbada com tanto trabalho para fazer, então terás de colaborar mais com os teus colegas, redistribuir trabalho e pedir ajuda se necessário. Se te estás a sentir drenada, muito provavelmente tens uma grande sobrecarga de trabalho em cima de ti. Por isso, nesses casos, o melhor será delegar. E se não tiveres ninguém para redistribuir trabalho, fala com os teus superiores, expondo a situação, explicando que em último caso, será a própria instituição ou empresa onde trabalhas, a mais prejudicada, se por acaso tiveres um burnout.
É muito importante que assegures o teu bem-estar para que tudo à tua vota flua em harmonia.
Gostaria muito de ler a tua opinião sobre este tema e saber se é fácil para ti gerires os teus níveis de energia. Partilha nos comentários, que desafios encontras nesta área da tua vida.
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